(A arte dos media nunca existiu) – Light Art

All Media are Living Dead
(A arte dos media nunca existiu)
[havia um sub-título mais ou menos secreto escondido no título original…]

Foto_Introp

A propósito da minha intervenção desta tarde no Goethe Institut, em Lisboa, <http://www.cecl.com.pt/pt/programa>, fica aqui a última imagem que projectei, como pano de fundo para o seguinte:

[…]
Muito se falou ao longo das últimas décadas de uma arte dos media. No entanto, não há como acordar do seu sono profundo uma coisa que na verdade talvez nunca  tenha existido. Sempre me pareceu redundante o termo
media art, desde logo porque este não pode deixar de convocar o seu negativo, isto é, uma arte que não seja dos media ou uma non-media art.
Sempre que penso neste problema lembro-me da exposição Light Art Art from Artificial Light,  que vi no ZKM de Karlsruhe, em 2006.
Light Art Art from Artificial Light ocupava grande parte do ZKM, transformado num Luna Park feérico de cores e frequências de luz. Ainda  hoje me recordo do calor insuportável de algumas salas. Na exposição, com o habitual sentido enciclopédico da equipa de curadores do ZKM, tínhamos uma amostra de boa parte das peças mais importantes da arte moderna e contemporânea que algum dia incorporaram lâmpadas ou dispositivos de iluminação artificial de qualquer tipo.
O resultado era uma amálgama niveladora em que poucas obras sobreviviam, em grande parte reduzidas às entradas do útil glossário compilado por Franziska Herzog, conservadora do ZKM .
Com efeito, já nada distinguia umas peças das outras, ainda para mais agrupadas no espaço do ZKM por tipologias.: peças com lâmpadas incandescentes, peças com lâmpadas de néon branco, peças com néons coloridos, etc…

Falta-me o tempo para desenvolver um pouco mais este argumento e queria pois terminar lembrando que pensar que exista ou tenha existido uma arte dos media é esquecer que a arte nunca foi outra coisa, é esquecer que a arte nunca viveu sem os seus media, esses zombies desamparados e párias que recusam qualquer categorização….

Foto: http://www.inside-installations.org/