Exame de Recurso

dia 7 de julho, às 17.30 h

Sala a indicar pelo funcionário do Pav. Sul

Duração da prova: 120 minutos (+ 30 minutos de tolerância)

A prova não é de consulta.

 

Três questões de desenvolvimento versando directamente a matéria abordada, incluindo a análise de casos de estudo visionados em aula.

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Questão 1:  6 valores
Análise e comentário a um caso de estudo a ser visionado durante a prova.

Questão 1:  6 valores
Uma pergunta de desenvolvimento (cinema, vídeo, sound art, artes plásticas…)

Questão 3:  8 valores
Análise e comentário crítico de um texto ou de um conjunto de textos (ver bibliografia de apoio às aulas neste blog)

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Prova escrita

Prova escrita

dia 13 de junho, às 10.30 h

PCR sala 402

Duração da prova: 120 minutos (+ 30 minutos de tolerância)

A prova não é de consulta.

Três questões de desenvolvimento versando directamente a matéria abordada, incluindo a análise de casos de estudo visionados em aula.

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Questão 1:  6 valores
Escolha entre uma de duas perguntas de desenvolvimento (cinema, vídeo, sound art, artes plásticas)

Questão 2:  6 valores
Análise e comentário a um caso de estudo a ser visionado durante a prova.

Questão 3:  8 valores
Redacção de um texto sobre o tema do trabalho individual de investigação.

 

Curso Livre: Laboratório de Som

Nome do curso: LABORATÓRIO DE SOM

Objectivos: Este curso propõe-se a estabelecer, pela análise de modelos e pela
prática, uma reflexão sobre os procedimentos do domínio da composição musical,
do desenho de som e da banda sonora, de forma a solidificar e
contextualizar as opções estéticas e formais das construções sonoras que advêm
de pressupostos visuais e plásticos.
Duração: 3 Semanas (18 horas de contacto)
Calendário: 27 de Junho a 17 de Julho
Horário: 18h00-21h00
Créditos: 2 crédito ECTS
Propina: 120,00 Euros
Formador: Jonathan Saldanha

Ciclo Boris Lehman _ 1 a 8 de Junho

Mais info aqui.

Norman Mclaren – Sinchronia

Oskar Fischinger

Na impossibilidade de mostrar o seu trabalho em aula,  sugere-se o visionamento de 2 filmes de animação pioneiros de Oskar Fischinger (1900-1967), assim como a leitura de um curto artigo sobre a sua obra:


Komposition in Blau
(Composition in Blue), 1935, color, sound.
aka Lichtkonzert Nr. 1 (Light-Concert No. 1)

http://www.virose.pt/ml/alunos/media/036._Komposition_in_blau__Oskar_Fischinger__1935_.avi

 

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Allegretto, Early Verson (made at Paramount but not printed in color there [1936]); color, sound.

http://www.virose.pt/ml/alunos/media/065._Allegretto__Oskar_Fischinger__1936_.avi

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Ver também o seguinte texto, a título de introdução:

LESLIE, Esther, “Where Abstraction and Comics Collide“, Tate Etc, Issue 7, Summer 2006.

http://www.tate.org.uk/tateetc/issue7/fischinger.htm

Still from Oskar Fischinger's 35mm film Circles (1933)
Still from Oskar Fischinger’s 35mm film Circles (1933) Colour, sound

Mais informações sobre O. Fischinger:

http://www.oskarfischinger.org/

 

sessões de cinema apresentado faup

Terça-feira, dia 7 de Junho às 19h no Auditório Fernando Távora da FAUP, Miguel Leal apresenta “Close-Up” de Abbas Kiarostami.

A entrada é livre.

Ciclo GODARD no Campo Alegre

O cinema nunca mais foi o mesmo desde que, em 1960, estreou a primeira longa metragem de Jean-Luc Godard, A BOUT DE SOUFFLE / O ACOSSADO. “Hoje sabemos que nada ficou igual. ‘À Bout de Souffle’, como ‘The Birth of a Nation’ de Griffith ou o ‘Citizen Kane’ de Orson Welles, deixou o cinema diferente, há um antes e há um depois”, escreveu o crítico e programador da Cinemateca, Luís Miguel Oliveira (Público, 4.3.2011). E concluía: “[o filme que foi] o momento decisivo de Godard foi também um momento decisivo no cinema e nas artes do século XX.”

“Triunfo a todos os títulos, crítico e público”, A BOUT DE SOUFFLE / O ACOSSADO, marca o regresso das Terças-feiras Clássicas do Teatro do Campo Alegre, a 31 de Maio, com o ciclo CINQ FOIS GODARD – LES ANNÉES 60, em que serão exibidos cinco filmes seminais do realizador, todos dos anos 60, uma década que atravessou “como uma verdadeira ‘pop star’” (ib). Seguir-se-ão LE MÉPRIS / O DESPREZO, a 7 de Junho, PIERROT LE FOU / PEDRO, O LOUCO, a 14, MASCULIN FÉMININ / MASCULINO FEMININO a 21, e 2 OU 3 CHOSES QUE JE SAIS D’ELLE / 2 OU 3 COISAS SOBRE ELA, a 28.

 

pdf da aula anterior (16.05)

Aqui fica o pdf da aula anterior (José Alberto Pinto) para download

arte sonora_sentidos multidisciplinares – José Alberto Pinto

Sessão Extra SI – colectivo SOOPA – 3ª feira, 17 de Maio, às 17.30

Projecção de filme e conversa sobre o livro do colectivo SOOPA, dia 17 de Maio, às 17h30 na Aula Magna da FBAUP.

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Projecção de filme e conversa sobre o livro do colectivo SOOPA, dia 17 de Maio, às 17h30 na Aula Magna da FBAUP.

A SOOPA é uma plataforma musical e artística de âmbito internacional, sediada no Porto, com características multicéfalas e proteiformes.

É simultaneamente um colectivo de artistas e investigadores, um laboratório sonoro e visual, uma entidade programadora de concertos e performances, e uma editora discográfica e publicadora, abordando temas como: territórios negativos, ficção científica artesanal, culturas tradicionais fabricadas, mapeamento de territórios invisíveis, zombiismo eléctrico, fenómenos transfiguradores, ruínas de hip-hop, selvas internas, o Mundo de cristal, chaos-rock, prismas de luz radial, Interception Dub, animismo radio-magnético, subgraves telúricos, cosmonautas mortos em órbita, agentes-fantasma, labirintos de vidro, Jazz-trash, ressonâncias do Arcaico, coros espectrais.

Este universo é transversalmente povoado por um conjunto recorrente de entidades, bandas e projectos, numa estrutura colaborativa em rede que, alicerçada na cidade do Porto, se multiplica a uma escala internacional, envolvendo artistas das mais diversas áreas estéticas e geográficas.

Parte significativa do percurso e cosmologia da SOOPA na última década estão de agora em diante arquivados num livro contendo ensaios sobre temas centrais ao seu trabalho, bem como iconografia, entrevistas e fotos.

A acompanhar este livro está um DVD de cujo elenco fazem parte bandas como F.R.I.C.S., HHY & The Macumbas, United Scum Soundclash e Mécanosphère, e músicos como Gustavo Costa, Scott Nydegger, Jonathan Saldanha, Benjamin Brejon, João Martins, Filipe Silva, Henrique Fernandes e João Filipe, ou ainda colaboradores da SOOPA como Rafael Toral, Mark Stewart, Adolfo Luxúria Canibal, Raz Mesinai, José Cid, Steve Mackay e Carlos Zíngaro, contendo mais de uma hora de concertos e entrevistas.

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Organização: SOOPA em colaboração com Artes Plásticas – Multimédia.
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