Rafela Nicolau

A imagem privada
Auditório do Pav. Carlos Ramos, FBAUP, 4 de Dezembro de 2024, 17 H

As disputas entre iconódulos e iconoclastas no Império Bizantino, especialmente fervorosas entre os séculos VIII e IX, servem como ponto de partida para repensar as controvérsias da imagem do seu ponto de vista teórico e simbólico. Porque, se bem esses enfrentamentos representam uns posicionamentos políticos e teológicos (interdição da representação de Deus segundo as Escrituras), por extensão, podem-se pensar as tensões existentes entre a imagem e aquilo ao que a imagem aponta —uma ausência, alguma coisa que fazemos aparecer sem estar, uma falta (um desejo). Essa falta, esse aparecer sem estar, volta-se especialmente presente na imagem icônica, imagem por excelência do invisível. Esta apresentação pretende expor algumas «derivações» dessas tensões na arte moderna e contemporânea, assim como servir de breve percurso pela noção de imagem atendendo às suas dimensões simbólicas de negação, proibição ou falta. 

The disputes between iconodules and iconoclasts in the Byzantine Empire, especially fervent between the 8th and 9th centuries, serve as a starting point for rethinking the controversies over the image from a theoretical and symbolic point of view. Because, although these confrontations represent political and theological positions (prohibition of the representation of God according to the Scriptures), by extension, we can think about the tensions that exist between the image and what the image points to an absence, something that we make appear without being, a lack (a desire). This lack, this appearing without being, is especially present in the iconic image, the image par excellence of the invisible. This presentation aims to expose some «derivations» of these tensions in modern and contemporary art, as well as serving as a brief tour through the notion of image, taking into account its symbolic dimensions of negation, prohibition or lack.

Rafela Nicolau licenciada em História da Arte pela Universidade das Ilhas Baleares e doutora em Estética pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris). Participante nos seminários de psicanálise de orientação lacaniana em Barcelona (Instituto do Campo Freudiano em Europa), desenvolve um trabalho de investigação sobre a relação entre imagem e desejo, dum ponto de vista estético e psicanalítico. 

Rafela Nicolau has a degree in Art History from the Universitat de les Illes Balears and a PhD in Aesthetics from the École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris). A participant in the Lacanian-orientated psychoanalysis seminars in Barcelona (Institute of the Freudian Field in Europe), she is researching the relationship between image and desire from an aesthetic and psychoanalytic point of view.