Programa
Língua de trabalho
Português – Suitable for English-speaking students
Objetivos
Específicos:
- Estudar as relações entre som e imagem, em especial no contexto das artes plásticas e do cinema.
- Analisar, também de um ponto de vista histórico, as interacções entre o sonoro, o visual e o plástico.
- Estudar as correspondências sensoriais entre som e imagem.
- Contextualizar as interacções entre som e imagem no âmbito da produção artística contemporânea.
- Explorar as especificidades de uma plasticidade do som.
- Apresentar os fundamentos para uma teoria do som e da imagem na perspectiva da cinemática.
Gerais:
- Incentivar a utilização de métodos transversais de pesquisa e análise dos casos de estudo escolhidos.
- Estimular a autonomia de investigação e de análise crítica.
- Estimular o cruzamento com trabalho realizado noutras áreas curriculares e com o trabalho de projecto dos estudantes.
Resultados de aprendizagem e competências
De acordo com as metodologias e objectivos apresentados.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I. Encontros e desencontros entre o sonoro e o visual.
a. Histórias, genealogias e problemas. Algumas notas.
- Especularismo e ecolalia na mitologia clássica.
- As musas. A música, a poesia e as artes plásticas.
- A noção de sinestesia e o cruzamento entre as artes.
- Correspondências sensoriais e equivalências estruturais.
- Imagens do som e sons da imagem. A cor do som.
- Silêncios e ruídos. Materialidade e imaterialidade.
- Alucinações do olho e do ouvido. Cegueira e surdez.
- A génese do espectador moderno e as convergências entre o sonoro e o visual.
- Gesamtkunstwerk. Uma síntese das artes.
- Breve arqueologia das tecnologias do som e da imagem.
- Som, imagem, texto. Gramofone, filme, máquina de escrever (F. Kittler).
- Vanguardas, autonomia e abstracção. – Objectos sonoros (Schaeffer e Chion)
- Mediação. A noção de intermedia
- Breve história da presença do som nas artes plásticas
- Som e imagem na televisão e no vídeo.
- A revolução electrónica (W. Burroughs).
b. Uma introdução à audio-visão. Som e imagem no cinema (a partir de Chion, Gorbman e outros).
- A ilusão audio-visual.
- O cinema: do mudo ao sonoro.
- O texto e a voz. A música e o ruído. As imagens.
- Efeitos empáticos e anempáticos.
- Outros efeitos:sobreposições, imposições, antecipações..
- Sincronia e diacronia. Consonância e dissonância.
- Sons diegéticos, não-diegéticos e meta-diegéticos.
- Funções do silêncio.
- Tempo e movimento. Verticalidade e horizontalidade.
- Tempo e espaço; som e imagem.
- Ponto de escuta. A espacialização do som.
- As três escutas: causal, semântica e reduzida.
- Sons acusmáticos, sons visualizados e outras categorias derivadas.
- Som, imagem e montagem.
- Códigos e meios de reprodução.
- Análises de caso e ilustração.
II. Som e imagem nas artes plásticas: Perspectivas actuais
a. Seis tópicos escolhidos.
- Plasticidades no som e da imagem.
- A espessura dos media. Corporalidades do som e da imagem.
- Som e espaço. Cartografias do lugar: especificidade e contexto. Soundscapes.
- O digital: modularidade, automação, variabilidade e transcodificação. (In)tradutibilidades entre som e imagem.
- Clics, pops, drops and glitches: uma topologia acidental do som e da imagem.
- O campo expandido da Sound Art.
Bibliografia Obrigatória
Centre George Pompidou; Sons & lumières. ISBN: 2-84426-244-9 55.65
Centre George Pompidou; Sonic process. ISBN: 2-84426-098-5 47.90 (ver também VAN ASSCHE, Christine, Ed. (2002), Sonic Process: A New Geography of Sounds, Barcelona, Museu D’Art Contemporani de Barcelona)
Altman Rick; Sound Theory/Sound Practice, Routledge, 1992. ISBN: 978-0415904575
Basbaum Sérgio Roclaw; Sinestesia, arte e tecnologia. ISBN: 85-7419-222-8
Bosseur, Jean-Yves; Sound and the Visual Arts: Intersections between Music and Plastic Arts Today, Dis Voir, 1993 (Le Sonore et le Visuel: Intersections musique-arts plastiques aujourd’hui, 1992)
Bosseur Jean-Yves; Sound and visual arts. ISBN: 2-906571-26-1
Burroughs William; A^revolução electrónica. ISBN: 972-699-419-5
Crary Jonathan; Suspensions of perception. ISBN: 0-262-53199-2
Chion Michel; La^voix au cinema. ISBN: 286642-004-7 (versão em inglês também disponível na biblioteca)
Chion Michel; L. audio-vision. ISBN: 2-09-190704-9 (versão em castelhano também disponível na biblioteca)
Deleuze Gilles; L.^image-temps. ISBN: 2-7073-1047-6 20.05 (Existe versão portuguesa)
Deleuze Gilles; A^imagem-movimento. ISBN: 972-37-0958-9 20.00 (versão original em francês também disponível na biblioteca)
Grilo, João Mário; As Lições do Cinema:Manual de Filmologia, Edições Colibri/Universidade Niova de Lisboa, 2007. ISBN: 972-772-705-6
GORBMAN, Claudia; Unheard Melodies: Narrative Film Music, Indiana University Press, 1987
Illes Crissie, Ed.; Into the Light: The Projected Image in American Art 1967-1977, Whitney Museum of American Art, 2001
Jullier Laurent; El sonido en el cine, Paidós, 2007. ISBN: 978-84-493-2027-9 ([Le son au cinéma, Paris, Cahiers du cinéma, 2006])
Kahn Douglas; Noise, water, meat. ISBN: 0-262-61172-4
Kittler Friedrich A.; Gramaphone, film, typewriter. ISBN: 0-8047-3233-7
LaBelle Brandon; Background noise. ISBN: 0-8264-1845-7
Labelle Brandon; Martinho Cláudia (Eds.); Site of Sound #2: Of Architecture and the Ear, Errant Bodies Press, 2011 (Inclui CD)
Licht Alan; Sound Art: Beyond Music, Between Categories, Rizzoli, 2007
Lund, Cornelia and Lund, Holger (Eds.); Audio.Visual – On Visual Music and Related Media, Stuttgart, Arnoldsche Verlagsanstalt GMBH, 2009. ISBN: 978-3-89790-293-0 (inclui DVD)
Mouëllic, Gilles; La música en el cine, Paidós, 2011 ((La Musique de film, Paris, Cahiers du cinéma, 2003))
Mulder Arjen; Understanding Media Theory: Language, image, sound, behaviour, V2_Publishing/NAi Publishers, 2004
Sichel, Berta, Ed. ; Primera generación: Arte e imagen en movimiento (1963-1986), Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, 2006
Schulz Bernd, Ed; Ressonances: Aspects of Sound art, Stadtgaleie Saarbrücken/Kehrer, 2002
Youngblood Gene; Expanded Cinema, P. Dutton & Co., Inc, 1970 (http://www.vasulka.org/Kitchen/PDF_ExpandedCinema/book.pdf)
Bibliografia Complementar
Adelmo Luiz; Manzano Fernandes; Som-imagem no cinema: A experiência alemã de Fritz Lang, Perspectiva, 2010. ISBN: 978-85-273-0681-2
Adorno Theodor; El cine y la musica
Almeida Ana Paula; O^universo dos sons nas artes plásticas. ISBN: 978-972-772-707-0
Attali Jacques; Noise. ISBN: 978-0-8166-1286-4
Barbosa Álvaro Mendes; Displaced soundscapes
Brougher Kerry 205; Visual music. ISBN: 0-500-51217-5
Cage John; Silence. ISBN: 0-8195-6028-6 36.75
Cage John; For the birds. ISBN: 0-7145-2691-6
Cage John; Empty words. ISBN: 0-8195-6067-7 30.69
Campany, David (Ed.); The Cinematic, The MIT Press/White Chapel, 2007. ISBN: 978-0-262-53288-4
Campen, Cretien van; The Hidden Sense: Synesthesia in Art and Science, The MIT Press, 2007
Celant Germano; Maraniello Gianfranco; Vertigo: A Century Of Multimedia Art From Futurism To The Web, Museo d’Arte Moderna di Bologna/Skira, 2007
Chion Michel; Le son au cinéma, Cahiers du Cinéma, 1985
Chion Michel; Músicas, media e tecnologias. ISBN: 972-8329-96-2
Chion, Michel; Guide des objets sonores, Paris, Éditions Buchet/Chastel, 1983 (Ver pdf com tradução para inglês na página da disciplina)
Chion Michel; Le Son, Nathan, 1998
Chion, Michel; Un Art sonore, le cinéma. Histoire, esthétique, poétique, Cahiers do Cinema, 2003. ISBN: 978-2-8664-2364-3
Comer, Stuart; Film and Video Art, London, Tate Publishing, 2008. ISBN: 978-1854376077
Costa José Manuel 340; Arte sonoro. ISBN: 978-84-96917-69-9
Costa, Luís; Costa, Rui; Three Years In Nodar: Context-Specific Art Practices in Rural Portugal, Edições Nodar – Binaural, 2011
Gere Charlie; Digital culture. ISBN: 1-86189-143-1 24.00
Foster, Hal, Ed; Vision and Visuality, Dia Art Foundation, 1988
Foster Hal; The return of the real. ISBN: 0-262-56107-7
Furlong William; Audio arts. ISBN: 1-85490-363-2
Kittler Friedrich A.; Literature media. ISBN: 90-5701-061-5
Grieveson Lee 340; The^silent cinema reader. ISBN: 0-415-25284-9
Hall Doug; Fifer Sally Jo; Illuminating Video – An Essential Guide to Video Art,, Aperture Foundation, 1990
Hanhart John, Ed; Video Culture – A Critical Investigation, Visual Studies Workshop Press, 1986
Husslein-Arco Agnes 340; Les^grands spectacles. ISBN: 3-7757-1656-4
Kittler Friedrich A.; Discourse networks 1800-1900. ISBN: 0-0847-2099-1
Labelle , Brandon; Roden, Steve; Site of Sound: of Architecture and the Ear, Errant Bodies Press,, 1999. ISBN: 978-0965557023
Labelle, Brandon; Martinho, Cláudia; Site of Sound: Of Architecture and the Ear. Vol 2, Errant Bodies Press, 2011. ISBN: 978-0982743904
Lévi-Strauss Claude; Olhar ouvir ler. ISBN: 972-41-1374-4
Lovink Geert 340; Video vortex reader. ISBN: 978-90-78146-05-6
Magnan Nathalie 340; La^vidéo, entre art et communication. ISBN: 2-84056-047-X 19.34
Manovich Lev; The^language of new media. ISBN: 0-262-63255-1
Packer Randall; Jordan Ken; Multimedia: From Wagner to Virtual Reality, W. W. Norton & Company, 2001
Parfait Françoise; Video. ISBN: 2-84105-133-1 44.40
Parkinson David; History of film. ISBN: 0-500-20277-X
Perniola Mario; Enigmas, o momento egípcio na sociedade e na arte, Bertrand Editora, 1994 (Enigmi, Il mometo egizio nella società e nell’arte, 1990)
Pigeat Jean-Paul (ed); L”oreille oubliée, Centre George Pompidou, 1982
Ribas Luísa; Sobre o papel do som no audiovisual
Rees A. L.; A^history of experimental film and video. ISBN: 0-85170-681-9
Sider Larry, Ed.; Soundscape – the school of sound lectures 1998-2001, Wallflower Press, 2003
Sorlin Pierre; Estéticas del audiovisual, La Marca Editora, 2010 ([Esthétiques de l'audiovisuel, 1993])
Sterne Jonathan; The^audible past. ISBN: 0-8223-3013-X
Toop, David (Ed.); Sonic Boom: The Art of Sound, London, Hayward Gallery, 2000. ISBN: 978-1853322082 (inclui dois CDs)
Virilio Paul 1932-; War and cinema. ISBN: 0-86091-928-5
Viveiros Paulo; A^imagem do cinema. ISBN: 972-8296-93-2
Zielinski Siegfried; Audiovisions: Cinema and Televison as Entr’actes in History, Amsterdam University Press, 1999
Observações Bibliográficas
Outras refererências, sobretudo de artigos dispersos, são indicadas na página da disciplina <htttp://si.blog.virose.pt> Em função da orientação dada aos trabalhos escritos poderão ser sugeridas outras leituras. Uma indispensável filmografia, em especial no que respeita ao ponto I-b) do programa será também trabalhada ao longo das aulas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas organizam-se preferencialmente em modo de seminário. Por um lado, através de aulas de carácter mais expositivo onde serão apresentadas as questões fundamentais do programa, procurando aclarar conceitos e práticas centrais para os assuntos em estudo; por outro lado, em torno do comentário e discussão de textos e material audiovisual. Estas aulas e suas metodologias serão intercaladas e complementares, implicando uma ampla ilustração dos temas propostos. Para o acompanhamento das aulas, é importante a leitura dos textos indicados, assim como o visionamento complementar das principais obras apresentadas.
Software
Palavras Chave
Humanidades > Artes > Belas artes > Artes plásticas
Humanidades > Artes > Artes visuais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final (consultar em baixo as tipologias dos trabalhos)
Componentes de Avaliação
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 10,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade ≥ 75 %
Cumprimento das demais entregas e apresentações, de acordo com o calendário apresentado no início do semestre lectivo.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho escrito e sua apresentação- 50 %
Trabalho prático e sua apresentação - 40 %
Participação, assiduidade – 10 %
Provas e trabalhos especiais
Realizar dois trabalhos interligados, um escrito e outro de carácter prático, de acordo com o calendário de orientação, entrega e apresentação estabelecido em aula.
O trabalho escrito (máx. 2500 palavras) deverá ser sobre um caso de estudo do cinema, do vídeo ou da sound art.
O trabalho prático deverá ter carácter audiovisual e relacionar-se com o tema do trabalho escrito.
Melhoria de classificação
Sim
Observações
Horário de atendimento: Terça-feira, das 11.30 às 12.30. Quinta-feira, das 11.30 às 12.30. Sujeito a marcação prévia.