Oskar Fischinger é um animador – alemão, americano abstrato, cineasta e pintor. Investigou ao longo da sua carreira a animação na criação de um cinema onde formas e música dialogassem ou recriassem novas abstrações. Desenvolveu um grande fascínio pelo que é geométrico tal como é possível observar nas suas obras.

Oskar contribuiu com diversos dispositivos e invenções técnicas que permitiram o desenvolvimento da sociedade.

Animação: significa “dar vida”. Está comprometida na norma de “dar vida” aos símbolos visuais de uma linguagem narrativa cujo princípio da existência está na própria ideia de movimento: o cinema. Oskar, no vídeo “An Optical Poem”, acaba por dar vida à imagem e ás formas geométricas que estão presentes no decorrer do vídeo dando-lhes movimento através de uma pauta sonora, Franz Liszt – Hungarian Rhapsody No.2 (Orchestra version).

O vídeo An Optical Poem foi realizado num método básico: as formas geométricas eram recortes de papel presos por um fio invisível, e posteriormente sincronizado com a música. As figuras geometrias dão nos uma noção de espaço devido ao aproximar da tela e ao afastar-se desta, ou seja há uma bidimensionalidade nas formas geométricas, no entanto quer-nos transmitir a noção de tridimensionalidade. O som está sincronizado com as imagens, como se fosse a reprodução de uma pauta musical mas os símbolos que traduzem esta pauta são figuras geométricas, isto mostra-nos que não há uma relação direta entre o som e imagem no entanto estão sincronizados. O processo deste vídeo é em stop motion, tornando-o interessante pelo movimento de imagens sincronizadas com o som.

O vídeo de Robert Breer “70″, realizado também em stop motion, contém formas geométricas, entre outras formas também em movimento, à semelhança do vídeo de Oskar Fischinger. No entanto o vídeo de Robert remete-nos para a ideia de flip book. Os flip books são objectos que contêm imagens em movimento e acaba por funcionar como o stop motion. É interessante que o flip book apesar de não conter um som em concreto, o próprio som do folhear das folhas marcam a existência de um som e do próprio movimento das imagens.

Pretendo explorar o campo do stop motion e do flip book no mundo das formas animadas.

 


Subscribe to comments Both comments and pings are currently closed. |
Post Tags:

Browse Timeline


Comments are closed.


© Copyright 2009-2010 Som e Imagem . Thanks for visiting!