O que pretendo explorar neste trabalho é a importância que a palavra (refiro-me à palavra pronunciada pela voz humana e à palavra escrita) tem no cinema. Para nós, seres humanos, a expressão verbal é o nosso meio de comunicação e, por isso, somos verbo-centristas. Portanto, é normal que adquira grande importância e destaque no cinema. Em conjunto com a palavra, irei analisar a sua conjugação com outros dois elementos essenciais na construção de uma obra cinematográfica, ou seja, o som e a imagem, pois é impossível pensarmos em palavra sem a  associarmos a som e a imagem.

Para fundamentar a minha pesquisa, irei utilizar os filmes “Wings of Desire” (1987), realizado por Wim Wenders e “The Pillow Book” (1996), realizado por Peter Greenaway, como principais referências de análise, pois foram aqueles que achei que melhor demonstravam as ideias que pretendo desenvolver neste trabalho. Irei utilizar ainda outras referências cinematográficas para exemplificar algumas situações enunciadas ao longo do trabalho.

Para começar é necessário referir que uma das principais características do cinema é ser voco-centrista. Isto quer dizer que a voz humana, numa hierarquia de sons é aquele que está situado no mais alto patamar. Isto porque, segundo Chion (1999), a primeira coisa que as pessoas ouvem é a voz. Por isso mesmo que, numa imagem em movimento, aquilo que o nosso olhar mais rapidamente irá focar a atenção é a cara da pessoa que está a falar, como se o nosso olhar estivesse influenciado pelo som e pela procura da fonte do mesmo.

Outra das características do cinema, estando directamente relacionada com o voco-centrismo, é o verbo-centrismo, que está presente tanto na comunicação oral, como na comunicação escrita. Como, por exemplo, as legendas remetem para a ideia de verbo-centrismo na medida em que são como um complemento à imagem a que se referem, pois ajudam a estruturar a nossa interpretação das imagens.

Estes dois conceitos (voco-centrismo e verbo-centrismo) estão presentes desde o chamado cinema mudo. Apesar dos primeiros filmes não emitirem a voz dos actores, devido à impossibilidade de captação de som naquela época, aquilo que diziam era reproduzido sobre o formato de legendas. Por vezes haviam interpretadores por detrás da tela a interpretar as vozes das personagens.

Em relação ao conceito voco-centrista, irei explorar mais profundamente através do filme Wings of Desire. Neste filme, o som assume um papel de importância acrescida, uma vez que o movimento da câmara parece ir atrás do som. Tal como Altman (1980) refere, um dos movimentos mais básicos da câmara é mover a câmara até um som, até à fonte emissora desse som. A parte mais curiosa deste filme é o facto da câmara se situar sobre um ponto de vista subjectivo e observar pessoas a falar interiormente. Isto é, devido a numerosos elementos, percebemos que a personagem principal do filme é um anjo que anda a escutar a mente das pessoas com que se cruza. Ao som que reproduz as vozes mentais das personagens denomina-se de som interno mental.

Vários outros conceitos podem ser identificados neste filme, como personagens mudas, personagens acosmáticas e voz-off. Sobre as personagens mudas, Chion (1999) refere que estas são consideradas guardiãs de um segredo ou são pressupostas em saber tudo. No filme Wings of Desire, as personagens que representam anjos possuem esta característica. Apesar de por vezes os ouvirmos falar, quando estão a escutar os seres humanos não emitem uma única palavra. Em relação a personagens acosmatizadas, há, por exemplo, a personagem principal do filme que começa por surgir enquanto personagem semi-acosmatizada até ser desacosmatizada e, inclusivamente, torna-se momentaneamente narrador (voz-off).

No filme The Pillow Book, é o verbo-centrismo, principalmente a palavra escrita, que assume o protagonismo na narrativa. Este filme tem a característica de ser poligloto (usa duas línguas: inglês e mandarim), o que obriga à utilização de legendas. O que achei mais interessante na legendagem (que traduziam o mandarim para inglês) foi o facto de que as palavras que iriam ser sujeitas a legendagem parecerem terem sido cuidadosamente seleccionadas. Nestes momentos, a imagem ocupa um espaço mais reduzido no ecrã, deixando uma mancha preta onde aparecem as legendas, com uma fonte, também, cuidadosamente seleccionada. Nalgumas partes do filme, mesmo não necessitando de tradução, apareciam palavras destacadas pela utilização de legendas.

Este filme possui vários jogos entre som e imagem, como, por exemplo, existem várias sequências em que uma personagem está a enumerar alguns elementos que estão escritos num livro de cabeceira e, enquanto a ouvimos pronunciar essas palavras, vemos, também, imagens representativas dessas palavras.

Para já, estas são algumas das ideias que vou explorar, com mais detalhe, no trabalho final. Tal como já referi, o trabalho irá desenvolver-se em torno de questões em que a palavra (enquanto som e imagem) assume destaque em obras cinematográficas.

 

Sara Allen

—————————————————————————————————————-

Filmografia principal:

Wim Wenders, Wings of Desire, 1987 (http://www.imdb.com/title/tt0093191/)

Peter Greenaway, The Pillow Book, 1996 (http://www.imdb.com/title/tt0114134/)

Bibliografia:

NOWELL-SMITH, Geoffrey (ed.) – The Oxford World History of Cinema. Oxford, Oxford University Press, 1996.

CHION, Michel – The Voice in Cinema. New York: The Columbia University Press, 1999.

JULLIER, Laurent - El sonido en el cine. Barcelona, Editorial Paidós, 2007

CHION, Michel (1990) - Audio-vision. Paris, Éditions Nathan (trad. e edi. ingl. de Claudia Gorbman, Audio-vision: sound on screen, New York: Columbia University Press, 1994).

KITTLER, Friedrich A. (1986) - Gramophone, Film, Typewriter [Grammophon, Film, Typewriter], trad. de Geoffrey Winthrop-Young e Michael Wutz, Stanford (CA), Stanford Universty Press, 1999.

ALTMAN, Rick – Moving Lips: Cinema as Ventroloquism, em Yale French Studies, No. 60, Cinema/Sound. (1980), pp. 67-79. Disponível em www: http://links.jstor.org/sici?sici=0044-0078%281980%290%3A60%3C67%3AMLCAV%3E2.0.CO%3B2-6

Roger F. Cook, Gerd Gemunden – The cinema of Wim Wenders: image, narrative and the postmodern condition. Wayne State University Press, 1997. Disponível em www: http://books.google.pt/books?id=jg6-zTUFMJYC&printsec=frontcover&dq=the+cinema+of+wim+wenders&hl=pt-PT&ei=iHS6TZnGMcSGhQe2z-DQBQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=2&ved=0CDQQ6AEwAQ#v=onepage&q&f=false

—————————————————————————————————————-

 


Subscribe to comments Comment | Trackback |
Post Tags:

Browse Timeline


Add a Comment

You must be logged in to post a comment.


© Copyright 2009-2010 Som e Imagem . Thanks for visiting!