______________________________

Conferência de Scanner

“How to make art out of life (with help of ghosts)”

Aula Magna da FBAUP, 3ª Feira, 3 de Maio de 2011, às 18.30

Entrada livre
________________________________

Organização: Artes Plásticas – Multimédia, em colaboração com a Fundação de Serralves (no âmbito do programa Colaborações/Improvisações)
________________________________


O artista britânico Scanner (Robin Rimbaud) atravessa o território experimental que se situa entre o som, o espaço, a imagem e a forma criando peças sonoras absorventes e com várias camadas, que levam a tecnologia por caminhos não convencionais. Desde o seu controverso trabalho em que usava conversas ao telemóvel, até às peças focadas na procura do ruído oculto das metrópoles modernas enaquanto símbolo do lugar onde os sentidos escondidos e os contactos perdidos emergem, as suas explorações no território sonoro experimental granjearam-lhe admiração internacional de, entre outros, Bjork,Aphex Twin e Stockhausen. O seu trabalho em design sonoro pode ser ouvido em contextos tão diversos um Museu da Ciência, um despertador da Philips ou uma buzina de um automóvel norte-americano.

Scanner tem colaborado com artistas de várias àreas: músicos como Bryan Ferry, Radiohead e Laurie Anderson, as companhias de dança Royal Ballet, MerceCunningham e Ramdom Dance, compositores como Michael Nyman e Luc Ferrari ou artistas como Steve McQueen, Mike Kelley, Derek Jarman, Carsten Nicolai e Douglas Gordon.

Scanner tem igualmente desenvolvido trabalho no campo da arte sonora. A obra “Sound Surface” criada com Stephen Vitiello em 2004 foi o primeiro trabalho de arte sonora comissariado pela Tate Modern.
Actualmente, é também guitarrista da banda Githead, liderada por Colin Newman e Malka Spigel.

www.scannerdot.com

Convite/postal_v6


Subscribe to comments Comment | Trackback |
Post Tags:

Browse Timeline


Add a Comment

You must be logged in to post a comment.


© Copyright 2009-2010 Som e Imagem . Thanks for visiting!