Desmembramento, Desmaterialização, Reconstrução: para uma abordagem às mutações do conceito de escultura na arte portuguesa entre 1968 e 1977

“Desmembramento, Desmaterialização, Reconstrução: para uma abordagem às mutações do conceito de escultura
na arte portuguesa entre 1968 e 1977”, Dissertação de Mestrado, Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1999.

(ficheiros pdf para download – incompleto)

 

capa……………………………………. (capa)

sumário…………………………………….. (agradecimentos+sumário)

Introdução …………………………………. (Introdução)

 

Primeira Parte – Norma e desvio……………………….  (de 1.1 a 1.6)

1. Vanguarda e transgressão
1.1 A ideia de vanguarda .
1.2 Uma cultura da transgressão?
1.3 A crítica à autonomia da arte em Peter Bürger.
1.3 As neovanguardas e o efeito de paralaxe.
1.5 Vanguardas em Portugal: uma análise do vazio possível
1.6 Ernesto de Sousa: uma criação consciente de situações

2. O modelo extra-escultural
2.1 Duas apropriações ……………………………………………………………………………………….
2.2 A teatralização das artes ………………………………………………………………………………
2.3 O confinamento disciplinar …………………………………………………………………………..
2.4 Um campo aberto de possibilidades ………………………………………………………………

3. Conclusão ………………………………………………………………………………………………………….

Segunda Parte – O modelo extra-escultural na arte portuguesa entre 1968 e 1977

1. Preâmbulo …………………………………………………………………………………………………………

2. Desmembramento – a hibridação da escultura
2.1. Breve introdução …………………………………………………………………………………………
2.2. Ângelo de Sousa – experimentação e deleite …………………………………………………
2.3. Outros alargamentos de campo
2.3.1. João Vieira ……………………………………………………………………………………….
2.3.2. Zulmiro de Carvalho ………………………………………………………………………….
2.3.3. Ana Vieira …………………………………………………………………………………………

3. Desmaterialização – para um novo entendimento do objecto
3.1. Breve introdução …………………………………………………………………………………………
3.2. O manifesto ecológico de Alberto Carneiro …………………………………………………..
3.3 Outros desvanecimentos
3.3.1. Helena Almeida ………………………………………………………………………………..
3.3.2. Manuel Casimiro ……………………………………………………………………………….
3.3.3. Lourdes Castro …………………………………………………………………………………
3.3.4. Ana Hatherly ……………………………………………………………………………………

4. Reconstrução
(Quando se nasce pela terceira vez há sempre restos das duas primeiras) …………………………………
Créditos fotográficos …………………………………………………………………………………………………

Bibliografia ………………………………………………………………………………………………………………..