Selva Camaleónica

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Henri Rousseau, conhecido pelas suas pinturas de selvas e outras paisagens exóticas, nunca saiu de França em toda a sua vida. Pintou a partir de imagens que circulavam, do que via nos jardins botânicos ou zoológicos e das histórias que ouvia sobre lugares distantes e secretos. Pintou também imaginando a selva ali mesmo, nos subúrbios de Paris. Excessivas e irreais, as selvas tropicais de Rousseau, habitadas por animais mais ou menos ferozes, foram assim o resultado de uma imaginação setentrional e oitocentista.

Por qualquer razão que não sei explicar, antes mesmo do título desta exposição, vieram-me à cabeça algumas imagens. Todas elas, de um modo ou de outro, estavam também ligadas à selva ou, pelo menos, a uma certa encenação ou ideia do que pudesse ser a selva. Lembrei-me então dos velhos livros de estampas que folheava em miúdo, até antes de saber ler, e que me levavam para outros lugares. Lembrei-me das selvas do W. Burroughs, caóticas e virais, onde viviam espécies perdidas e criaturas híbridas. Lembrei-me dos mundos esquecidos onde habitavam seres estranhos e nos quais se adivinhava ainda a desmesura dos corpos e a indistinção entre o reino animal e o vegetal. Lembrei-me sobretudo da infinita capacidade de transformação que as coisas do mundo revelam a todo o momento, ultrapassando o simples jogo das aparências para nos oferecerem outra coisa, mais profunda e insondável. Só então surgiu a camaleónica e, depois, os desenhos que abrem este catálogo.

Camaleónica é a condição do camaleão ou daquilo que se comporta como tal. O camaleão é um réptil de olhos salientes e longa língua. Muitas espécies de camaleões têm a capacidade de mudar de cor, reagindo a ameaças externas através das suas próprias alterações de humor, do medo à irritação, tornando-os mestres da camuflagem e da invisibilidade.  A condição camaleónica é, pois, a da mudança, da transformação, quase como se o mundo se viesse alojar na própria pele, quase como se o mundo habitasse o nosso corpo. Nesse processo de transformação, há uma exterioridade que se define a partir de dentro e que é acima de tudo uma experiência da multiplicidade. Um que é muitos, muitos que são apenas um. Mas não nos enganemos. Não se trata de replicar ou de projectar o mundo em nós ou no corpo mas antes de nos tornarmos mundo, numa espécie de mutação imperceptível que é também um devir-outro, uma experiência de alteridade.

Sem uma hipersensibilidade às coisas do mundo essa experiência da alteridade não parece possível. Quando falo de hipersensibilidade, refiro-me precisamente à capacidade mediúnica que permite que as coisas nos atravessem, que permite que sejamos um lugar de trânsito. No limite, essa hipersensibilidade pode ser descrita como uma experiência telepática, um tremor que nos atravessa o corpo e nos faz compreender aquilo que nos toca. Veja-se essa qualidade especial dos corpos que tudo sentem mas que, por vezes, não podem ser tocados, justamente porque sentem demasiado.  Tais corpos, na sua hipersensibilidade, desejam o mundo mas ao mesmo tempo receiam-no. São tão sensíveis que só sentem o mundo tornando-se mundo e, em alguns momentos, essa experiência é tão intensa que se torna insuportável.

Ora, para ser verdadeiramente consumado, esse movimento contraditório, que aproxima tanto quanto repele aquilo que nos é estranho, exige de nós um intenso processo de transformação camaleónica que implica uma resistência a toda a cristalização, seja da identidade, das relações, dos lugares ou das memórias. Só assim nos aproximaremos do(s) outro(s) e do que nos é estranho.

Esse movimento tem talvez um nome: devir-imperceptível.

 E o que pode ser esse desejo de imperceptibilidade, esse movimento em direcção ao mundo?

Em primeiro lugar, devemos recordar que por natureza o próprio movimento é imperceptível, isto é, todo o movimento implica uma certa indefinição perceptiva. O movimento é aquilo que só percebemos na relação entre dois tempos, o antes e o depois. Há movimento quando percebemos essa deslocação. No entanto, o movimento foi aquilo que justamente não percebemos. Sabemos que houve um trânsito mas não temos como explicá-lo, não temos como suspender o movimento no momento em que este se faz. Por isso, o movimento é mágico e encantatório.

Deleuze e Guattari falam-nos da relação entre o imperceptível, o indiscernível e o impessoal; dizem-nos que essas são condições que implicam a transparência. Eu diria que são condições que se ligam à invisibilidade e a uma função deceptiva: não ser aquilo que se espera mas sim aquilo que se deseja.

Devir-imperceptível será assim a consumação de um desejo de transformação, de se confundir com o mundo, de se tornar mundo, todo o mundo. Dito de outro modo, esse desejo de imperceptibilidade é um desejo de intensidade perceptiva. De tanto se querer sentir o mundo tornamo-nos mundo e fazemos mundo. Esse é um desejo que não implica reproduzir o mundo mas sim fazê-lo, numa fórmula cósmica que se pode aproximar da feitiçaria.

As imagens que me assaltaram o espírito antes mesmo de surgir esta exposição, as imagens da selva, têm esse carácter mágico e feiticeiro que se pode associar à transformação camaleónica. Se há então alguma coisa que possa definir semelhante transformação é justamente a mesma intensidade perceptiva e mágica que encontramos no desejo de imperceptibilidade, e esse é, como vimos, um desejo de intensidade na relação com as coisas do mundo.

Sejam bem-vindos à selva camaleónica.

Miguel Leal

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Camaleónica

Inaugura amanhã, sexta-feira, dia 3, às 18 horas, no CAPC sede, em Coimbra, a exposição ‘Camaleónica’, que organizei a convite do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra e que conta com a participação do André Sousa , da Diana Carvalho, da Mafalda Santos, da Mariana Caló e do Francisco Queimadela, do Nuno Ramalho (PT), do Pedro Wirz, da Schirin Kretschmann e da Sónia Neves.

It opens tomorrow, Friday, March 3, 6 PM, at CAPC, in Coimbra, Portugal, the exhbition ‘Camaleónica’, that I organized by invitation of the Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, with the participation of André Sousa , Diana Carvalho, Mafalda Santos, Mariana Caló and Francisco Queimadela, Nuno Ramalho (PT), Pedro Wirz, da Schirin Kretschmann and Sónia Neves.

Estão todos convidados/you are all invited

Mais informação: http://capc.com.pt/site/index.php/pt/camaleonica/

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Plankton

P L A N K T O N
Exposição e lançamento da publicação
Curadoria de Patrícia Matos
sexta-feira, dia 18, Storyboard Café, Porto » 21h00

Betânia Liberato e André Couto | Carlos Godinho | Felícia Teixeira e João Brojo | Filipa Cordeiro | Márcio Cunha | Miguel Leal | Nikolai Nekh | Patrícia Matos | Rebecca Moradalizadeh | Rita Roque e Colönia

This Friday, 18/11 opening and publication release, curated by Patrícia Matos.

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Any Office

Charles Bukowski, Post Office (1971)

A terceira carta enviada pelo Departamento dos Correios a Henry Chinaski, numa sucessão crescente de processos disciplinares. Um belo exemplar da linguagem enrolada e burocrática dos funcionários públicos a quem cabe controlar as vidas dos outros.

POST OFFICE DEPARTMENT
SUBJECT: Notice of Decision
TO: Henry Chinaski

This will refer to the letter addressed to you dated August 17, 1969, proposing your suspension without pay for three days or other disciplinary action, based on Charge No. 1 specified therein. To date no reply has been received to that letter. After careful consideration of the charge, it has been decided that Charge No. 1, which is supported by substantial evidence, is sustained and warrants your suspension. Accordingly, you will be suspended from duty without pay for a period of three (3) days.

Your first day of suspension will be November 17, 1969, and your last day of suspension will be November 19, 1969.

The element of your past record, as set forth in detail in the letter of proposed adverse action, was also considered in deciding upon the penalty to be imposed.

You have the right to appeal this decision either to the Post Office Department or to the U. S. Civil Service Commission, or first to the Post Office Department and then to the Civil Service Department and then to the Civil Service Commission, in accordance with the following:

If you appeal first to the Civil Service Commission, you will have no right to appeal to the Post Office Department. An appeal to the Civil Service Commission must be submitted to the Regional Director, San Francisco Region, U. S. Civil Service Commission, 450 Golden Gate Avenue, Box 36010, San Francisco, California 94102. Your appeal must (a) be in writing, (b) set forth your reasons for contesting the suspension, with such offer of proof and documents as you are able to submit, and (c) be submitted no later than 15 days after the effective date of your suspension. The Commission will upon proper appeal, review the action only to determine that, proper procedures have been followed, unless you furnish an affidavit alleging that the action is for political reasons, except as may be required by law, or resulted from discrimination because of martial status or physical handicap. If you appeal to the Post Office Department, you will not be entitled to appeal to the Commission until after a first level decision has been made on your appeal by the Department. At that point, you will have a choice of continuing with your appeal through higher levels in the Post Office

Department or appealing to the Commission. However, if no first level decision on the appeal has been made within 60 days after it is filed, you may elect to terminate your appeal to the Department by appealing to the Commission.

If you appeal to the Post Office Department within ten (10) calendar days of receiving this notice of decision, your suspension will not be put into effect until you have received a decision on your appeal from the Regional Director, Post Office Department. Further, if you appeal to the Department, you have the right to be accompanied, represented, and advised by a representative of your own choosing. You and your representative

will have freedom from restraint, interference, coercion, discrimination, or reprisal. You and your representative will also be allowed a reasonable amount of official time to prepare your presentation.

An appeal to the Post Office Department may be submitted at any time after you receive this letter but not later than 15 calendar days after the effective date of the suspension. Your letter must include a request for a hearing or a statement that no hearing is desired. The appeal should be addressed to:

Regional Director Post
Office Department 631
Howard Street San
Francisco, California 94106

If you file an appeal with either the Regional Director or with the Civil Service Commission, furnish me with a signed copy of the appeal at the same time it is sent to the Region or Civil Service Commission.

If you have any questions about the appeals procedure, you may contact Richard N. Marth, Employee Services and Benefits Assistant, at the Employment and Services Section, Office of Personnel, Room 2205, Federal Building, 300 North Los Angeles Street, between 8:30 a.m. and 4 p.m., Monday through Friday.

 

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Marginalia

Apesar de infelizmente não podermos contar com o Mario Perniola, amanhã estarei na FLUP para o Colóquio Formas Marginais, com o Filipe Martins, o João Sousa CArdoso e a Né Barros.

A minha intervenção intitula-se Notas à margem e andará em volta das linhas de fuga, da resistência e do desejo de exterioridade da arte.

http://ifilosofia.up.pt/activities/coloquio-formas-marginais

 

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Imagens do real imaginado

E amanhã, quinta-feira, dia 3 de Novembro, às 15.30, estarei na Biblioteca Municipal Almeida Garret, no Porto, para ver e conversar sobre quatro filmes do Manuel de Guimarães, no âmbito do ciclo  Imagens do Real Imaginado.

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Imagens do Real Imaginado
15H30 | AUDITÓRIO BMAG

Retrospetiva Filmes de Manuel Guimarães
Colaboração com Cineclube do Porto / Cinemateca Portuguesa

Artes Gráficas (1967.26′.PT)
O Ensino das Belas Artes (1967.21′.PT)
O Porto, Escola de Artistas (1967.26′.PT)
O Desterrado – Vida e obra de Soares dos Reis (1949.28′.PT)

MESA DE DEBATE
Leonor Areal
Miguel Leal
Pedro Serapicos
Moderação: José António

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Acho que nunca fiz um filme

Amanhã estarei na Univ. Lusófona para falar dos filmes que nunca fiz.

Acho que nunca fiz um filme

CINECLUBE da ULP
4ª feira,  2 de Novembro, às 15h, na Sala de Atos da ULP, a convite do José Maia.

Organização: CAM _ Comunicação Audiovisual e Multimédia
Universidade Lusófona do Porto
Rua Augusto Rosa, nº 24
Porto

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I always lie. And I always tell the truth

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