Corpo: emissor e recetor  (draft Joana Pinto)

A forma de como pretendo abordar a questão da imagem e do som, tem a ver com o corpo e a sua própria produção orgânica. O corpo humano está diretamente relacionado com todo o tipo de ações desde as mais primárias até às mais complexas ou desde as mais espontâneas às mais elaboradas, mas todas elas têm algo em comum: a produção de som e imagem em todas as ações.

A produção artística com as constantes mutações e intenções sempre estiveram ligadas ao corpo, mas desde que algumas formas de arte como o vídeo, a performance, o cinema, a dança, etc., surgiram, cada vez mais se tornaram relevantes.

Um dos exemplos em que me baseei é uma performance de Ulay e Abramovic em 1978 intitulada “AAA AAA”, onde é explorado o corpo enquanto limite, seja dos artistas, seja dos espectadores na medida em que, no primeiro caso é explorado o cansaço e o limite, à medida em que o corpo vai acompanhando esse esgotamento, enquanto que no outro caso, o espectador leva também ao acto de visualizar o limite ao mesmo nível na medida em que o som produzido se torna inquietante, talvez pela repetição, que o corpo não lida bem, ou talvez também pela proximidade que o próprio corpo dos artistas transmite, causando também esse sentimento.

A forma de como o corpo lida com a repetição de gestos e movimentos é um dos principais factos inerentes a este vídeo, tendo em conta também que por mais que seja, nenhum som, nenhum movimento será igual, e aquilo que é transmitido nos primeiros minutos será distinto da fase final.

A música mesmo produzida com fins mecânicos, provoca uma reação de estímulo com o corpo e talvez daí o prazer de dançar ou até o sentimento de receio muitas vezes causados por sons considerados assustadores. Mas porque é que um som é considerado assustador? Claro que a resposta certamente será diferente consoante a pessoa que responda a esta pergunta, pois os estímulos ao som são entendidos de forma diferente mediante o recetor. Neste caso o som está ligado obrigatoriamente com a imagem tendo em conta que o sentimento de “medo” acaba por ser algo ligado com a produção de imagens no cérebro. O corpo serve como emissor e recetor a este tipo de estímulos é talvez um dos maiores desafios à humanidade, tendo em conta que a maioria das produções humanas tem como base o complemento da ação humana contudo não deixa de ser curioso a pretensão de afastamento do corpo quando são feitas essas criações, ao mesmo tempo que existe busca por esse mesmo corpo, ou seja, pela idealização de algo tão capaz como o próprio ser.


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