Desde os primórdios da gravação sonora, mais precisamente com a invenção do fonógrafo de disco e consequente introdução do disco enquanto objecto de armazenamento sonoro, que a imagem se encontra presente e indissociável do objecto que alberga a gravação. Discos, cassetes, cd’s, etc., todos eles objectos de registo sonoro sempre trouxeram consigo uma imagem, uma capa, por mais simples ou básica que esta pudesse ser, como apresentar somente o nome do autor e titulo do registo. A verdade é que nunca a gravação sonora deixou de se acompanhar por uma imagem, ou se quisermos, uma folha de apresentação, um convite.

É do senso comum, ou pelo menos assim o diz quem acha que deve dizer, que não devemos julgar um livro pela capa, mas será que o mesmo se aplica a uma gravação sonora? E antes disso, será que não devemos mesmo julgar um livro ou um albúm pela sua capa? Ambos, antes de na sua essência serem um meio, um contentor de informação, são – pela sua presença, pelo espaço que ocupam e manusear que exigem – objectos. E enquanto objectos portadores de conteúdo devem ser capazes de chamar até si um olhar curioso, e portanto serem capazes de gerar curiosidade, de atrair até si um determinado público.

Posto isto (resumidamente), interessa-me nesta clara relação entre som e imagem, numa espécie de tensão “objectificada”, levantar questões que me parecem pertinentes:

Qual a importância/presença da capa na era digital, em que a objectificação que refiro parece ter desaparecido?

Qual a relação entre capa e conteúdo, bem como dos autores de uma em relação a outra, tendo em conta que muitas vezes o autor da capa em nada participa na realização do conteúdo a que dá imagem. E da mesma forma, obras já existentes que são apropriadas pelos autores do registo, como é o caso de “Daydream Nation” dos Sonic Youth, album de 1988 e cuja capa apresenta uma pintura de Gerhard Richter Kerze (“Vela”), de 1983.

A capacidade de gerar ícones visuais, que a certa altura adquirem uma autonomia própria, afastando-se quase por completo do propósito que as originou, e por vezes adquirindo uma dimensão e expansão superiores ás do proprio registo.
(…)

sonicyouthdaydreamnatio sonic

 


Subscribe to comments Both comments and pings are currently closed. |
Post Tags:

Browse Timeline


Comments are closed.


© Copyright 2009-2010 Som e Imagem . Thanks for visiting!