Aqui segue a informação da próxima acção de formação promovida pelo projecto Estaleiro onde teremos o experiente director de som Vasco Pimentel que irá falar da sua experiência e da sua colaboração com alguns dos realizadores com Wim Wenders, Vincent Gallo, Raúl Ruiz, Werner Schroeter, João Botelho, Manoel de Oliveira, João César Monteiro, Miguel Gomes, entre outros.
Foi também o director de som do filme TABÚ (realizado por Miguel Gomes) que recentemente foi duplamente premiado no Festival Internacional de Cinema de Berlim.
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
MASTERCLASS
VASCO PIMENTEL – SOM PARA CINEMA

9 de Março 2012, 11h00Auditório da Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico do Porto
(http://g.co/maps/rkvrs

ENTRADA LIVRE

Nesta masterclass, o experiente director de som Vasco Pimentel irá falar da sua experiência e da sua colaboração com alguns dos realizadores com os quais trabalhou como Raúl Ruiz, Samuel Fuller, Werner Schroeter, Wim Wenders, Vincent Gallo, João Botelho, Manoel de Oliveira, João César Monteiro, Paulo Rocha, Miguel Gomes, Teresa Villaverde, João Nicolau, entre outros. Irá também abordar o seu método de trabalho, demonstrar alguns exemplos práticos e falar sobre as suas opções e sugestões enquanto parte de um filme e duma equipa de rodagem.

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +

WORKSHOP DE SOM PARA CINEMA
Formador: Vasco Pimentel

DATA
9, 10 e 11 de Março 2012
9 de Março: 14h30-19h30
10 e 11 de Março: 10h30-13h30 + 14h30-18h30

LOCAL
Vila do Conde

INSCRIÇÃO
Preço: 25 Euros por pessoa.
Inscrições para o email campus@curtas.pt com envio de CV em anexo.

DESCRIÇÃO
Este workshop de dois dias e meio com um dos mais experiente directores do som portugueses, Vasco Pimentel, permitirá desenvolver competências de captação de som para cinema, vídeo e produções audiovisuais, dotando os participantes de conhecimentos técnicos, práticos e conceptuais. Através da vasta experiência de mais de 30 anos a trabalhar em cinema, Vasco Pimentel irá debruçar-se sobre o desenvolvimento de técnicas de captação de som em diferentes cenários e locais, operação de som em diferentes distribuições de luz e enquadramentos, a sua experiência com a escolha dos microfones mais adequados para exteriores e interiores, cuidados na escolha de decores de forma a evitar problemas na captação, perceber o que é pretendido pelo realizador em cada cena e análise do guião do ponto de vista do som.

DESTINATÁRIOS
Este workshop destina-se a estudantes, ou recem formados, na área do cinema, televisão e vídeo que tenham conhecimentos na área do som e que pretendam ver os seus conhecimentos aprofundados, seguindo uma metodologia demonstrativa e participativa, com realização de exercícios práticos.

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
BIOGRAFIA VASCO PIMENTEL
Nascido em Lisboa, 1957. Vasco Pimentel é um dos mais requisitados directores de som e já trabalhou com realizadores como Raúl Ruiz, Samuel Fuller, Werner Schroeter, Wim Wenders, Vincent Gallo, João Botelho, Manoel de Oliveira, João César Monteiro, Paulo Rocha, Teresa Villaverde, Miguel Gomes, João Nicolau, entre outros. Obteve a sua formação na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, tendo já leccionado e realizado workshop em instituições como Universidade Nova de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, London Film School, HEAD Genève, Docuperu (Lima, Peru), Jeu de Paume (Paris, França). Inicia actividade profissional na área do som em 1979 e conta já com um curriculum de mais de 130 filmes de longa-metragem, de que se destacam:  ”Street of no Return” de Samuel Fuller; “El Territorio”, “La Ville des Pirates ” e “Point de Fuite” de Raúl Ruiz; “Der Rosenkoenig”, ”Malina” e “Poussières D’Amour” de Werner Schroeter; “The Brown Bunny”  de Vincent Gallo; “Lisbon Story” de Wim Wenders;  ”Silvestre” e “Recordações da Casa Amarela” de João César Monteiro; “Visita ou Memórias e Confissões”, “Lisboa Cultural” e ”Bandeira Nacional” de Manoel de Oliveira;  ”O Desejado” e “Máscara de Ferro contra Abismo Azul” de Paulo Rocha; “A Cara que Mereces”, “Aquele Querido Mês de Agosto” e  ”Tabu” de Miguel Gomes;  “ Os Mutantes”, ”Transe” e “Cisne” de Teresa Villaverde; A Espada e a Rosa” de João Nicolau;  ”Les Amants Terribles” de Danièle Dubroux; “Daily Chicken” e ”Stark Fuers Leben” de Lilly Grote; “Conversa Acabada”, “Um Adeus Português” e “Aqui Na Terra” de João Botelho; entre muitos outros.
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +

Mais informações em www.estaleiro.curtas.pt/agenda?id=39

 

 


Subscribe to comments Both comments and pings are currently closed. |
Post Tags:

Browse Timeline


Comments are closed.


© Copyright 2009-2010 Som e Imagem . Thanks for visiting!