Este trabalho surge com o principal objetivo de colocar diferentes campos de atuação do som, no contexto das artes plásticas contemporâneas, mais especificamente no trabalho de Chelpa Ferro. Para tal, realizei uma selecção de pesquisadores e artistas, cujos trabalhos apresentam relevância neste assunto, potencializando a discussão entre os limites, relações e extrapolações existentes entre Som e Música, para além da questão intermedial, “remixada” e suas variantes ao nível das artes performativas, audiovisuais, instalações e objetos sonoros, desde os anos 1940 à contemporaneidade.

Para o entendimento do contexto atual das Artes Plásticas ao nível do som, é essencial ser apresentada uma breve contextualização histórica, na qual serão abordadas as primeiras experimentações ao nível da Sound Art, mesmo antes de assim ser chamada. De seguida, em “Som intermedial na contemporaneidade” é feita uma introdução de possíveis desdobramentos da arte contemporânea, no âmbito da matéria sonora, seguida de uma “breve referência de artistas”.

O som é utilizado pelos artistas muitas das vezes com fins ou conotações políticos, assim como hierarquias valorativas perante alguns sons em relação a outros, questões que tentarei deixar de parte. Assim sendo, pretendo com este trabalho, fazer o levantamento de parte do trabalha deste coletivo, de forma a abordar as diferentes vertentes que este meio abrange.

 

Bibliografia até ao momento:

LABELLE, Brandon. Background Noise Perspectives on Sound Art. Continnum, 2006.

BOSSEUR, Jean-Yves.: John Cage and the Visual. In: BOSSEUR. Sound And The Visual Arts: Intersections Between Music and Plastic Arts Today. Paris: Dis Voir, 1993

ALMEIDA, Ana Paula. O Universo dos sons nas artes plásticas. Lisboa, Edições Colibri, IHA-Estudos de Artes Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade Nova de Lisboa), 2007.

PASSOS, Krishna. Limiares Sonoros: Breve Retrospecto Histórico e Atualizações. Dissertaçao de Mestrado, Departamento de Artes Visuais, Universidade de Brasília, 2009.

MULLANE, Matthew. The aesthetic ear: sound art, Jacques Rancière and the politics of listening. Journal of Aesthetics & Culture, USA, Vol.2, p. 1-11, maio 2010. Disponível em: http://journals.sfu.ca/coaction/index.php/jac/article/view/4895/5625.

 

 

 


Subscribe to comments Both comments and pings are currently closed. |
Post Tags:

Browse Timeline


Comments are closed.


© Copyright 2009-2010 Som e Imagem . Thanks for visiting!